Gulbenkian Música
PesquisarOpções de Pesquisa
English
Biografias
Irma Svanadze
JPEG 800×600 pixels
24-bit / 76,369 bytes
Irma Svanadze
Piano

Nascida em Kutaisi, na República da Geórgia, Irma Svanadze começou a estudar piano com a sua mãe, professora de piano, e apresentou-se em público aos sete anos de idade. Aos 13 anos ingressou na Escola de Música Kutaisi e durante os seus estudos ganhou o Concurso Kutaisi para Jovens Pianistas e o Concurso para Jovens Pianistas da Geórgia.

Formada inicialmente no seio da tradição pianística russa, Irma Svanadze continuou os seus estudos em França, no Conservatório Nacional External Link de Saint-Maur, tendo recebido, em 2000, duas Medalhas de Ouro (Piano e Música de Câmara). Entretanto, deu aulas de piano no mesmo Conservatório, sendo a mais jovem professora de sempre desta instituição. Um ano mais tarde, ganhou um 1.º Prémio e um Diploma de Mérito em Interpretação Instrumental. Em 2001 ingressou no Real Conservatório de Bruxelas, onde estudou com Evgeny Mogilevsky.

Irma Svanadze é membro do Toradze Piano Studio desde Setembro de 2000. Concluiu o mestrado em Piano Performace na Universidade de Indiana - South Bend. Trabalha actualmente no seu doutoramento em Piano Performance e é Professora Assistente da Universidade de Michigan.

Convidada de vários festivais europeus, apresentou-se no Festival de Ravenna, no «Maggio Musicale» de Florença, no Festival de Bolonha, no «Festival Russo» da Accademia Nazionale di Santa Cecilia (Roma), no Festival de Piano do Ruhr e no Festival de Salzburgo. Actuou em salas de prestígio, como o Steinway Hall de Nova Iorque, o Grande Auditório do Mozarteum de Salzburgo, o Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian e o Auditorium de Roma.


15 Outubro 2008


Partilhar no Facebook Imprimir Pesquisar Irma Svanadze
Fundação Calouste GulbenkianPartilhar no FacebookSiga-nos no Twitter