Gulbenkian Música
PesquisarOpções de Pesquisa
English
Biografias
Luís Rodrigues
JPEG 686×600 pixels
24-bit / 77,253 bytes
Luís Rodrigues
Barítono

Luís Rodrigues estudou no Conservatório Nacional External Link com José Carlos Xavier e na Escola Superior de Música de Lisboa External Link com Helena Pina Manique. Em 1995 venceu o II Concurso de Interpretação do Estoril e ganhou, com o pianista David Santos, o Prémio Jovens Músicos da RDP External Link, na categoria de Música de Câmara. Em 1996 venceu o 4º Concurso de Canto Luísa Todi.

Cantou, entre outros papéis: Harlekin (Ariadne auf Naxos), Ping (Turandot), Fígaro (O barbeiro de Sevilha) e Guglielmo (Così fan tutte) no Teatro Nacional de São Carlos External Link; Papageno (A Flauta Mágica) e Sumo Sacerdote (Sansão e Dalila) na Fundação Calouste Gulbenkian; Semicúpio (Guerras do Alecrim e Mangerona) no Acarte, Teatro da Trindade e Teatro Nacional D. Maria II External Link (Prémio Bordalo da Imprensa 2000); Marcello (La bohème), com o Círculo Portuense de Ópera e a Orquestra Nacional do Porto, no Coliseu desta cidade; Guarda Florestal (A Raposinha Matreira) no Teatro Rivoli; Yoshio (Hanjo) na Culturgest; Giorgio Germont (La traviata) Iago (Otello) e o papel titular de Don Giovanni, com a Orquestra do Norte. Foi Arsénio, em La Spinalba, no Centro Cultural de Belém External Link, e integrou o elenco da ópera Outro Fim, de António Pinho Vargas, na Culturgest.

Apresenta-se regularmente como solista em concerto e em recitais de música de câmara, colaborando regularmente com o Coro e a Orquestra Gulbenkian.


05 Janeiro 2012


Partilhar no Facebook Imprimir Pesquisar Luís Rodrigues
Fundação Calouste GulbenkianPartilhar no FacebookSiga-nos no Twitter