Fundação Calouste Gulbenkian
PesquisarOpções de Pesquisa
Gulbenkian Música English
Biografias
Lynn Harrell
JPEG 590×600 pixels
24-bit / 52,773 bytes
Lynn Harrell
Violoncelo

Consumado solista, músico de câmara, recitalista, maestro e professor, Lynn Harrell é uma presença de relevo nos principais palcos musicais das Américas, da Europa e da Ásia, sendo convidado pelas principais orquestras mundiais como as de Boston, Chicago, Nova Iorque, Filadélfia, São Francisco, Ottawa, Washington, Londres, Munique, Berlim, Zurique ou Israel. Realizou várias digressões na Austrália, na Nova Zelândia e no Extremo Oriente e colabora regularmente com maestros de renome internacional como James Levine, Sir Neville Marriner, Kurt Masur, Zubin Mehta, André Previn, Sir Simon Rattle, Leonard Slatkin, Yuri Temirkanov, Michael Tilson Thomas e David Zinman.

Em Janeiro de 2004, colaborou com Anne-Sophie Mutter, André Previn e a Filarmónica de Nova Iorque na interpretação do Triplo Concerto de Beethoven, sob a direcção de Kurt Masur. Uma parte importante da sua actividade desenvolve-se durante os festivais de Verão, incluindo apresentações no Festival Verbier na Suíça, nos Festivais de Aspen e de Grand Teton, e no Amelia Island Festival. Em Abril de 1994 actuou com a Royal Philharmonic no Vaticano, em presença do Papa João Paulo II e do Rabino Principal de Roma, num concerto dedicado à memória dos judeus mortos no Holocausto.

A discografia de Lynn Harrell inclui mais de trinta gravações, incluindo as Suites para violoncelo solo de J. S. Bach (London/Decca), a primeira gravação do Concerto Nº 1 de Victor Herbert, com a Academy of St. Martin in the Fields e Sir Neville Marriner (London/Decca), o Concerto de Walton, com Sir Simon Rattle e a City of Birmingham Symphony (EMI), e o Concerto de Donald Erb, com Leonard Slatkin e a Sinfónica de St. Louis (New World). Em conjunto com Itzhak Perlman e Vladimir Ashkenazy, recebeu dois Grammy - em 1981, pelo Trio com Piano de Tchaikovsky, e em 1987, pela integral dos Trios com Piano de Beethoven (ambos Angel/EMI). Mais recentemente, gravou as Variações sobre um tema rococó de Tchaikovsky, o Concerto Nº 2 de Chostakovitch e a Sinfonia Concertante de Prokofiev.

Entre 1985 e 1993, Lynn Harrell foi titular da International Chair for Cello Studies, na Royal Academy, em Londres. Em simultâneo, foi também Director Artístico da orquestra, do sector de música de câmara e do programa de formação de maestros do L. A. Philharmonic Institute. Entre 1993 e 1995, foi Director da Royal Academy. Desde o ano académico 2002-03, ensina violoncelo na Shepherd School of Music da Rice University.

Lynn Harrell nasceu em Nova Iorque e iniciou os seus estudos em Dallas, tendo frequentado posteriormente a Juilliard School e o Curtis Institute of Music. Recebeu numerosos prémios, incluindo o primeiro Prémio Avery Fisher.

Lynn Harrell toca um violoncelo Montagnana de 1720.


12 Janeiro 2010


Partilhar no Facebook Imprimir Pesquisar Lynn Harrell
Fundação Calouste GulbenkianPartilhar no FacebookSiga-nos no Twitter